YOGA e AYURVEDA_Como práticas Integrativas e Complementares (PICs)


Às vezes, nos perguntam se as práticas de yoga e ayurveda podem realmente contribuir no bem estar e recuperação e mudanças de hábitos e felicidade dos indivíduos.


Às vezes, há quem questione se existem estudos que comprovem a eficácia dessas Práticas.


Na verdade, a maioria de nós, foi convencida de que os modos e meios conhecidos e aceitos socialmente, apenas esses e relacionados à forma de nos alimentarmos, praticarmos atividades físicas tradicionais, o convívio social com seus ditames, as formas de trabalho e de interação com a vida, assim como os remédios tradicionais, apenas eles, são responsáveis e podem proporcionar equilíbrio, satisfação e saúde.

Hoje trazemos outros olhares sobre nossa Prática a partir de alguns recortes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Que também aqui você encontre, assim como nós, mais um embasamento para a adesão ao Yoga e Ayurveda.


Boa leitura!


"As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Os benefícios para o indivíduo vão além da contribuição da manutenção ou perda de peso, promovendo um cuidado integral e continuado à saúde. Entre os ganhos para a saúde ressalta-se também fatores para a redução dos riscos de desenvolvimentos e auxílio no tratamento de indivíduos com doenças crônicas. Ademais, também contribui para o fortalecimento dos ossos e músculos, diminui a ansiedade e estresse, melhora a disposição, estimula o convívio social e contribui para melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

As PICS são sistemas e recursos terapêuticos que por meio de um conjunto de diferentes abordagens estimulam a integração da mente e corpo, promovendo uma maior consciência corporal e sensação de bem-estar a quem pratica."


"Apiterapia Aromateria Arteterapia Ayurveda Biodança Bioenergética Constelação familiar Cromoterapia Dança circular Geoterapia Hipnoterapia Homeopatia Imposição de Maos Yoga Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde Medicina Tradicional chinesa – acupuntura Meditação Musicotertapia Naturopatia Osteopatia Ozonioterapia Plantas medicinais – fitoterapia Quiropraxia Reflexoterapia Reiki Shantala Terapia comunitária integrativa Terapia de florais Termalismo social – crenoterapia"


Há evidências científicas que demonstram a ação e resultados em:

DEPRESSÃO E ANSIEDADE

HIPERTENSÃO E FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES

INSÔNIA

OBESIDADE E DIABETES MELLITUS

SAÚDE DO TRABALHADOR

TRANSTORNOS ALIMENTARES


Dentre todas as práticas mencionadas anteriormente, compartilhamos e incentivamos especialmente o Yoga e Ayurveda, que o Ministério da Sáude, define como:


"Ayurveda


De origem indiana, é considerado uma das mais antigas abordagens de cuidado do mundo e significa Ciência ou Conhecimento da Vida. Nascida da observação, experiência e o uso de recursos naturais para desenvolver um sistema único de cuidado, este conhecimento estruturado agrega em si mesmo princípios relativos à saúde do corpo físico, de forma a não desvinculá-los e considerando os campos energético, mental e espiritual. A OMS descreve sucintamente o Ayurveda, reconhecendo sua utilização para prevenir e curar doenças, e reconhece que esta não é apenas um sistema terapêutico, mas também uma maneira de viver. No Ayurveda, o corpo humano é composto por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, os quais compõem o organismo, os estados energéticos e emocionais e, em desequilíbrio, podem induzir o surgimento de doenças. A investigação diagnóstica a partir de suas teorias fundamentais, como a avaliação dos doshas, leva em consideração tecidos corporais afetados, humores, local em que a doença está localizada, resistência e vitalidade, rotina diária, hábitos alimentares, gravidade das condições clínicas, condição de digestão, detalhes pessoais, sociais, situação econômica e ambiental da pessoa. Os tratamentos ayurvédicos consideram a singularidade de cada pessoa, e utilizam técnicas de relaxamento, massagens, plantas medicinais, minerais, posturas corporais (ásanas), pranayamas (técnicas respiratórias), mudras (posições e exercícios) e cuidados dietéticos. Para o ayurveda, indivíduo saudável é aquele que tem os doshas (humores) em equilíbrio, os dhatus (tecidos) com nutrição adequada, os malas (excreções) eliminados adequadamente, e apresenta uma alegria e satisfação na mente e espírito."


"Yoga


Prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes."


"As PICS são sistemas e recursos terapêuticos que por meio de um conjunto de diferentes abordagens estimulam a integração da mente e corpo, promovendo uma maior consciência corporal e sensação de bem-estar a quem pratica."


O que ainda falta para que você definitivamente opte por desenvolver competências, habilidades e atitudes que favoreçam amplamente uma rede segura para o desenvolvimento de uma saúde plena e integral?


Quer saber mais sobre PICs no Ministério da Saúde?

Consulte o endereço: https://aps.saude.gov.br/ape/pics


Quer saber mais sobre o Viver Simples como Comunidade de Yoga e Ayurveda?

Acesse nossa Plataforma, redes sociais e fale conosco.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo