10 coisas que suas professoras de yoga gostariam que você soubesse

E pensar que tudo começou por aqui, no Brasil, com Sêvánanda Swámi na década de 40.

De lá para cá aqui no Brasil e no mundo ocidental principalmente, muito tem sido escrito e divulgado sobre essa prática de quase 5000 anos que surgiu na Índia.


E aqui em nossa Comunidade pretendemos que, aos poucos, cada participante possa conhecer essa filosofia que mudou e muda as condições de muitas vidas (inclusive as nossas) que se aproximam dessa prática milenar.


Eu e Débora, outros professores e amigos também temos conversado bastante sobre o que gostaríamos que nossos alunos e alunas soubessem ao iniciarem a caminhada no Yoga.


  1. Yoga é constituído de exercícios físicos, alongamentos, observação e treino de movimentos respiratórios, além da repetição de posturas que auxiliam na prática meditativa.

mão segurando flor amarela

2. Você não precisa de um professor ou professora para praticar yoga; porém, sem a orientação segura e experiente de um mentor poderá ser fácil se lesionar, desistir, procrastinar e, consequentemente, abandonar a prática.


3. Tapetinhos, blocos, malhas, tops, roupas especiais, não são essenciais para que você desenvolva uma adesão e rotina adequadas ao seu biotipo. As roupas mais adequadas são aquelas nas quais você se sente confortável.


4. O seu corpo, seja qual for a condição em que se encontra hoje, é o corpo ideal para que pratique yoga. Altos, baixos, gordos, magros, jovens, idosos, todos podem desfrutar dos enormes benefícios da prática.


5. Ao entrar e sair da Aula, presencial ou virtual, lembre-se de respeitar a si mesmo, aos demais praticantes e aos seus professores com simples atitudes de escuta, silencio e respeito às orientações que são transmitidas a você.


6. E sim, ao entrar ou acessar sua Aula deixe fora da Sala seus chinelos ou sapatos _ representando aqui o desapego a pressa e o desejo pela permanência.


7. Você não precisa ser vegetariano ou vegano para praticar; porém, a cada dia, as descobertas cientificas comprovam o que os professores antigos afirmavam: um dos pilares mais importantes para a manutenção da saúde está numa dieta saudável e que deixe de acarretar sofrimento aos demais seres e ao planeta.


8. A emissão de mantras coopera para a introspecção, silencio da mente, construção de atitudes interiores positivas e tranquilidade para lidar com os desafios da vida. Entretanto, caso não se sinta confortável para essa atividade, simplesmente não faça.


9. As posturas desafiantes e difíceis são consequências de uma prática contínua, rotineira e segura, resultantes de uma respiração consciente. Não tenha pressa, porém não abrace o medo.


10. Praticar yoga resulta em menos dores musculares e não o inverso disso.


Venha praticar com a gente.

Só venha.


Namastê


Ana Waltenberg




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